Aveia

Avena sativa L.

Equilibra os nervos e baixa o colesterol

Propriedades:

A aveia é possivelmente o cereal mais rico em nutrientes.

Hidratos de carbono: assimilam-se facilmente e absorvem-se com lentidão, pelo que proporcionam energia durante várias horas. São de salientar:

amido, que se converte facilmente em energia

frutose, torna a aveia muito recomendável para os diabéticos

mucilagens, constituem um tipo especial de fibra solúvel. Lubrificam e suavizam o interior do tubo digestivo. Por isso a aveia é conveniente em caso de gastrite e de colite

fibra vegetal, sobretudo em forma de farelo de aveia. O seu principal componente é o beta-glucano. Tem um efeito laxante suave e diminui o nível de colesterol.

Proteínas: são abundantes (16,9%) e muito digeríveis. Contêm todos os aminoácidos essenciais, ainda que não na proporção óptima. Por isso a combinação de cereais como a aveia com leguminosas é muito proveitosa, pois as proteínas de ambos os tipos de alimentos complementam-se para formar uma proteína completa.

Gorduras: de grande valor nutritivo. São formadas por:

– ácidos gordos insaturados (80%), entre os quais se destaca o linoleico, e saturadas (20%). O predomínio dos insaturados tem um efeito regulador sobre a síntese do colesterol.

avenasterol, um fitosterol, substância vegetal semelhante ao colesterol, que exerce a interessante acção de impedir a absorção deste último no intestino, reduzindo assim o seu nível no sangue.

lecitina, fosfolípido de grande importância para o funcionamento do sistema nervoso. A lecitina também contribui para a descida do colesterol no sangue.

Tal como o pão, pode ser comida diariamente, pois é sabido que os cereais têm de ser a base da alimentação humana.

Principais indicações:

alterações do sistema nervoso: fornece os nutrientes mais importantes para o bom funcionamento dos neurónios – glucose, ácidos gordos, fósforo, lecitina e vitamina B1. Possui pequenas quantidades de uma alcalóide não tóxico, a avenina, que tem um efeito sedativo suave sobre o sistema nervoso. O consumo habitual de aveia na dieta é indicada nos seguintes casos: nervosismo, fadiga, esgotamento mental, insónia e depressão. É um alimento que não deveria faltar na dieta dos estudantes, especialmente em época de exames.

alterações digestivas: devido à mutilarem que contêm e à facilidade de se digerirem, os flocos de aveia têm ação emoliente (suavizante). São muito recomendáveis em caso de gastrite, úlcera gastro-duodenal, diverticulose ou colite.

diabetes: especialmente quando se ingere na forma de flocos integrais, que incluem o farelo, devido ao conteúdo em frutose e beta-glucanos.

aumento do colesterol: a composição de gorduras da aveia favorece a descida do colesterol, sobretudo pela ação do beta-glucano, que retém e elimina os sais biliares no intestino, diminuindo, além disso, a absorção de gorduras.

arteriosclerose e hipertensão: para o tratamento e a prevenção destas afeções, dá muito bons resultados o consumo habitual de aveia, pelo menos uma vez por dia.

Formas de preparação:

flocos, é a melhor forma de consumir a aveia, aproveitando todas as suas propriedades nutritivas. 

porridge, receita típica da Escócia

farinha ou creme

muesli, os flocos de aveia são um dos ingredientes fundamentais do muesli para o pequeno-almoço.

bebida de aveia

Fonte: Dr. Jorge Pamplona Roger, A Saúde Pela Alimentação, Vol. 2, pg. 41-43, Publicadora Servir